Quando alguém quer iniciar sua empresa no meio digital, comumente ouvimos falar que quer criar um site para seu negócio (ou para algum fim).
Mas você sabia que existem vários tipos e modelos do que as pessoas comumente chamam de site? E como saber qual deles melhor se encaixa para suas necessidades?
No fundo este assunto seria bem amplo e de certa forma técnico, mas vamos resumir e simplificar para ´que se tenha uma visão geral e ajudar a decidir.
Há várias categorias de “sites” e dentre eles modelos e layouts diferentes, cada um deles possui uma aplicação diferente e vantagens (ou não) em relação aos outros. Por isso, para cada negócio ou necessidade um deles vai se aplicar melhor. Já falamos por aqui sobre 8 motivos para sua empresa ter um site, agora vamos falar um pouco mais sobre os tipos existentes.
Sites
Sites são locais na internet com um nome (chamado de domínio) onde são dispostas informações relacionadas a um tema, estas informações podem estar em um site com uma página (chamado de Onepage) ou distribuídas em várias páginas (chamado de multipage).
Os site Onepage possuem somente uma página onde o visitante simplesmente rola a tela e todas as informações da empresa (por exemplo) ficam dispostas em seções da página, como por exemplo mais ao topo uma seção que diga quem você é, mais abaixo uma seção com os serviços que você presta, mais abaixo informações de contato. Ele pode ter mais ou menos seções dependendo da finalidade da página.
Já os Multipage, tem as áreas de foco (ou seções) distribuídas em outras páginas, uma página sobre quem você é, outra para maior detalhamento dos serviços, uma para Blog (por exemplo), outra de contato.
Com relação a estas duas abordagens temos algumas características gerais e que servirão de base para o overview mais abaixo:
Onepage
- Navegação mais simples
- Construção mais rápida
- Manutenção mais fácil
- Maior foco do visitante
- Menor custo
Multipage
- Mais flexibilidade de conteúdo
- Escalabilidade
- Melhor SEO
- Maior detalhamento de informações
- Mais conteúdo (e serviços)
- Maior tempo de permanência do visitante
Com relação aos sites, temos os Institucionais, Hotsites, Dinâmicos, Blogs e Landing Pages.
Institucionais
São os sites de empresas (por exemplo) que normalmente são estáticos, sua principal finalidade é dar uma identidade digital para a empresa, informar seus produtos, serviços e servir de meio de contato.
Dinâmicos
Acrescente ao Institucional Multipage uma área de notícias, blog, serviços ou até mesmo recursos adicionais como áudio, vídeo ou outra funcionalidade específica de seu negócio. Site dinâmicos são excelente para ampliar a interação com o cliente ou visitante e gerar mais negócios.
Hotsites
São site específicos para o lançamento de um produto, serviço ou uma finalidade de divulgação, normalmente são temporários e uma ótima ferramenta de divulgação.
Landing Pages
São similares aos Hotsites em alguns aspectos e normalmente tem uma só página (como os sites Onepage) e são usadas mais para campanhas e captação de leads vindos de algum lugar como anúncios de Google Ads ou em redes sociais.
Portais
Os Portais são uma categoria muito mais ampla e complexa de “sites”, uma forma de visualizar melhor é comparar com Portais de Notícias, onde há várias áreas dentro de um mesmo domínio (endereço www.news.com, por exemplo), estes são portais de notícias, há também portais de serviços que normalmente são associados a empresas com uma maior gama de serviços onde é possível obter segunda via de boletos, realizar contratações, baixar arquivos referente a seus serviços contratados, etc. Portais são bem mais complexos e exigem uma ampla gama de integrações com sistemas internos e até mesmo com sistemas de empresas terceiras. Mas são imprescindíveis quando seu negócio é complexo e precisa atender e direcionar requisições para várias áreas diferentes dentro da empresa.
Lojas Virtuais
Estas muitos de nós conhecemos bem, não é mesmo?
Uma loja virtual é como uma filial de sua empresa aberta 24h por dia e pode ser feita com base em várias tecnologias e plataformas. Pode ser feita com hospedagem própria, pode ser feita a partir de sistemas alugados, pode ser integrada a Marketplaces (“sites” ou lojas maiores que disponibilizam uma área para você gerenciar a sua loja). Enfim, se você vende produtos ou serviços diretamente ao consumidor (e em alguns casos também para outras empresas) é imprescindível) ter uma loja virtual (ou e-commerce).
Concluindo
Não é possível em um post detalhar e simplificar todo este universo web, podemos afirmar que deixamos coisa de fora, mas já é possível ter uma visão geral.
O importante é olhar para seu negócio de uma forma estratégica e identificar qual é a melhor opção para os objetivos de sua empresa (ou mesmo pessoais) levando em consideração seu mercado e o orçamento disponível, procure não adotar um sistema ou tipo de site só porque “é o melhor do mercado”, é preciso saber se ele também é o melhor para seu momento.
Que tipo de site criar para a empresa
Você sabia que existem vários tipos e modelos do que as pessoas comumente chamam de...
Leia mais...8 Motivos para sua empresa ter um site
Você já deve ter ouvido a expressão “Se não está no Google, então não existe”...
Leia mais...